sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O significado das cores


É um fato que somos influenciados diretamente pelas cores e suas tonalidades, aplicando esse tipo de conhecimento em nossos trabalhos teremos uma aceitação melhor do publico, um exemplo muito bom são as propagandas de cerveja, que tem uma tonalidade amarelada, ou então o McDonalds que usa e abusa do amarelo e do vermelho.

Vamos dar uma olhada no significado de cada uma, lembrando que neste post não estou colocando as variações das cores, apenas as mais usadas. Em breve colocarei aqui algo sobre formas que também influência muito em um trabalho.
Se a cor que deseja não estiver na lista, faça um pedido que eu acrecentarei depois.




VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação. Usada em excesso, determina orgulho, superioridade e arrogância. É muito comum encontrar verde nos hospitais e lugares de alta tensão emocional.

VERMELHO é ligado ao sentimental. Transmite força, energia, conquista, liderança e senso de auto-estima. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza tanto o amor como a violência. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. Vestir-se de vermelho também pode indicar sexualidade vigorosa.

A cor AMARELA ou DOURADA, diminui a ansiedade e as preocupações, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. .O Dourado simboliza: vibração elevada, vigor , inteligência superior e nobreza. Melhor usado aos Domingos. Razão e lógica são seus atributos e deles se irradiam discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão.

A cor AZUL acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, Simboliza o fresco e o transparente. Tem um efeito tranqüilizador para a mente e as empresas que utilizam o azul escuro no seu logotipo, querem transmitir maturidade e sabedoria, além de produtividade. A união do azul escuro e o vermelho na publicidade, se refere diretamente a produtividade (azul) e o consumo (vermelho).

VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo.

MARROM representa a estabilidade, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento.Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e seus amigos. No lado positivo, essas pessoas são práticas e materialistas na vida, mas em seu aspecto negativo elas podem ser profundamente inseguras e instáveis.

CINZA ou o PRATEADO, dá equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. Não é a cor mais indicada para inspirar criatividade, tão pouco para memorização.

PRETO transmite introspecção, transmite mistério e morte. Tem um significado contraditório que pode significar a morte e o escuro, mas também nobreza e dignidade. O uso em excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido. O amarelo seria o mais indicado.

BRANCO traz pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor. Melhor dia para usar, segunda-feira.

LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto traz as qualidades dessas duas cores. É uma cor alegre que traz energia e entusiasmo, é a cor mais indicada para atividades fisicas.

ROSA é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos. Nos faz sentir carinho, amor e proteção. Também nos afasta da solidão e nos converte em pessoas sensíveis. Assim como o vermelho reflete mais a parte sexual, o rosa está relacionado ao amor altruísta e verdadeiro.

A Cor em Interiores

A importância das cores em interiores e sua influência em nossas vidas tornam-se evidentes quando lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos.
A cor é um dos principais fatores determinantes da forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que ele nos transmite.
É no quarto que podemos estar com o que nos é mais íntimo,onde buscamos o descanso e onde podemos imprimir nos objetos e na decoração, os traços de personalidade com mais liberdade. Portanto, vale observar também a influência da cor neste ambiente.
Quarto de dormir: esse é um local de conforto e tranqüilidade. As cores devem ser suaves e sutis, em vez das contrastantes e nítidas. As cores pesadas devem ser evitadas.
Quarto das crianças: para as crianças até 13 anos, é recomendável cores da faixa do vermelho, laranja e amarelo, com a finalidade de criar um ambiente claro e luminoso. Acima dessa idade, as tonalidades mais claras do verde e do azul são geralmente preferíveis. Cores escuras devem ser evitadas. Preste atenção na iluminação, a fim de atenuar o esforço visual durante a leitura.
Quarto do casal: quando um quarto de dormir for compartilhado por um casal, veja se você pode encontrar um projeto de cores que se adapte a ambos. Evite cores vívidas ou escuras, a menos que o objetivo seja criar um ambiente vibrante ou muito forte. Procure dar preferência às tonalidades sutis ou suaves, como: rosa, pêssego, limão claro ou lilás e rosa, que são cores quentes e relaxantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para que possamos tirar suas duvidas e saber sua opinião sobre nossas matérias.