segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Design de produtos


Olá a todos, desta vez gostaria de mostrar alguns produtos voltados para o abstracionismo, são produtos desenvolvidos entre 2008 e 2009, com elementos bem modernos. Não estou postando esses produtos para serem copiados, mas para excitar a criatividade mostrando o verdadeiro potencial do design, logo postarei mais alguns itens relacionados a este assunto, espero que gostem e que o material ajude em seus projetos.

sábado, 23 de outubro de 2010

Proporção Áurea

Proporção Áurea é uma das regras mais utilizadas em várias áreas do desenvolvimento.

Por estar presente em tudo na natureza, pintores e arquitetos utilizam essa técnica para descobrir um posicionamento adequado para os elementos de sua obra, o mesmo acontece com uma propaganda.

O quadro da Mona Lisa de Leonardo da Vinci retrata bastante isso. Este quadro se tornou muito famoso por ser um dos quadros mais misteriosos, e o motivo desse mistério está nos segmentos áureos da obra, por exemplo: um dos principais segmentos do rosto é a linha da sobrancelha, neste quadro não há nenhuma sobrancelha, o que torna difícil de saber o que ela esta sentindo.

Um dos melhores exemplos de proporção áurea na arquitetura é o templo grego da Deusa Atena, o Pathernon. se olhar ele de frente veremos um retângulo áureo, e o teto também é um segmento áureo.

Para calcular essa proporção é muito simples, basta fazer um quadrado e traçar uma linha no meio meio dele, depois ligar o ponto inferior desta linha central com o canto superior do quadrado, a linha que será formada é o nosso segmento, agora basta rotaciona-la para que fique na mesma linha que a base do quadrado. Se esticarmos o quadrado até o ponto final desta linha, teremos um retângulo áureo, como a frente do Pathernon.