segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O primeiro Trailer da da história.

Olá pessoal, quanto tempo heim. Desculpem a demora, estava em férias 8)
Hoje vou falar sobre a Coluna de Trajano, elá é um monumento Romano criado pelo arquiteto Apolodoro de Damasco no ano 113 D.C. Ela tem aproximadamente 30 metros de altura mais oito metros de pedestal, perfazendo 38 metros de altura. Constituída por vinte blocos de mármore, cada um pesando 40 toneladas, e um diâmetro de quatro metros. No seu interior, uma escada em espiral com 185 degraus dá acesso à plataforma do topo, de onde se obtém uma vista periférica da zona.
Inicialmente havia uma estatua de uma águia no topo, que foi logo substituída por uma estátua alusiva ao próprio imperador, infelizmente ela foi roubada ou destruída na idade média e em 1588 colocaram uma estatua de São Pedro pelas ordens do Papa.
Mais o principal são as figuras ao longo da coluna, que contam em detalhes a vitória dos Romanos sobre o povo Dácio, cada cena é separada por uma arvore, o que era bem revolucionário para época, e dependendo do angulo conseguiremos observar um resumo formado pelas figuras alinhadas uma em cima da outra.
A narrativa da coluna é feita através de diversas cenas em mármore que descrevem aspectos geográficos, logísticos e políticos da campanha. Mas o que sobressai de toda a representação é a magnanimidade do imperador, que acolhe os vencidos com generosidade. O imperador é mostrado como o grande protagonista que dirige e orienta os trabalhos, intervém nas batalhas e acode nas situações complicadas.


Espero que tenham gostado e bem vindos novamente.