sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Explorar a criatividade

Como professor, pude acompanhar de perto algumas dificuldades entre meus alunos quando o assunto é "criar". Essa palavra parece ser tão mistica que muitos se amedrontam antes mesmo de começar e por fim não conseguem se desenvolver.

Uma boa dica é utilizar suas próprias experiências e gostos como ponto inicial, é extremamente difícil criar algo que não conhecemos, por exemplo: Quando vou criar uma história que se passa em um cenário espacial tenho que saber o máximo possível sobre o assunto, a partir dai poderei fazer analogias e chegar a resultados novos, logo tudo que crio tem uma certa herança de tudo o que conheço mais foi modificada e incrementada com novas coisas pertinentes ao assunto.

Um ótimo exemplo de sucesso é a trilogia Star Wars, todo mundo sabe o que é um planeta, uma nave e muitos até imaginam como deve ser uma ser de outro mundo, mas o autor da trilogia reuniu todos esses conhecimentos básicos e acrescentou ideias próprias que surgiram a partir desses conhecimentos básicos.
Vou mostrar alguns trabalhos do ilustrador Ben6835, sua galeria completa está no link: www.flickr.com/photos/39325907@N04. Reparem que suas ilustrações são baseadas em temas bem comuns para todos, mas não deixam de ser trabalhos interessantes e divertidos.